Processos de Fossilização

O processo pelo qual um organismo vivo se torna um fóssil é um pouco complexo. Quando um organismo vivo morre ele é decomposto pelas bactérias e fungos que degradam a matéria orgânica. Os animais e vegetais podem se preservar como fósseis de diferentes maneiras. Um organismo se fossiliza como resultado de um conjunto de processos que ocorrem a partir de sua morte e seu sepultamento. Os animais que possuem partes mais duras, com um esqueleto mineralizado (ossos, dentes, carapaças etc), e as partes mais resistentes dos vegetais (troncos e galhos) têm maiores chances de se preservar. Animais que não apresentam esqueleto, como os invertebrados sem concha, e as partes mais delicadas dos vegetais (flores e frutos) têm um potencial muito baixo de fossilização.

Dependendo das condições ambientais nas quais o organismo se encontra, ele poderá ser preservado de diferentes formas após a sua morte (mineralização, Silificação, Recristalização, Incrustação, Carbonificação, Ambar, Congelamento, Dessecação etc). A seguri encontra-se o conceito de cada um desses tipos de fossilização.

MINERALIZAÇÃO: Os sedimentos que envolvem o ser vivo sofrem compressão devido ao peso dos depósitos que estão por cima. Assim, a matéria que constitui o ser vivo (matéria orgânica) é gradualmente substituída por minerais, como o calcite e a sílica, tranformando o ser vivo em pedra.

trilobite_mineralizada

Trilobite fóssil denotando-se uma elevada perfeição
fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/585/imagens/3.bmp

CARBONIFICAÇÃO OU INCARBONIZAÇÃO – ocorre quando há perda de substâncias voláteis (oxigênio, hidrogênio e nitrogênio principalmente), restando uma película de carbono. É mais freqüente em estruturas formadas de lignina, quitina, celulose ou queratina.

preservacaocomalteracao1

Folhas da planta licófita Lepidodendron, coletada na Formação Rio Bonito, Carbonífero da Bacia do Paraná. Observe como o fóssil apresenta coloração escura, devido à carbonificação. Material depositado na Universidade Federal do Paraná. Escala em centímetros (foto de Cristina Vega Dias).
fonte: http://www.colegiovascodagama.pt/ciencias3c/images/preservacaocomalteracao1.jpg

RECRISTALIZAÇÃO: ocorre quando se dá um rearranjo da estrutura cristalina de um mineral, dando-lhe mais estabilidade, como por exemplo a transformação de aragonite em calcite.

fossil1

Exemplar de molusco bivalve Anodontites pricei, coletado na Formação Marília (Cretáceo da Bacia Bauru). Reparar na pequena porção da concha original de aragonita (A) recristalizada em calcita nas demais porções do fóssil (B) (foto de Eliseu Dias).
fonte: http://www.colegiovascodagama.pt/ciencias3c/images/fossil1.jpg

INCRUSTRAÇÃO: Ocorre quando substâncias trazidas pelas águas se infiltram no subsolo e se depositam em torno do animal ou planta, revestindo-o, como, por exemplo, animais que morreram no interior de cavernas. Os materiais mais comuns são calcite, pirite, limonita e sílica.

incrustacao

exemplo de fóssil por incrustração.
fonte: http://www.colegiovascodagama.pt/ciencias3c/images/incrustacao.jpg

MUMIFICAÇÃO: Ocorre quando o ser vivo fica aprisionado em âmbar ou em gelo. É o mais raro de todos os tipos de fossilização, mas devido ao âmbar (resina) e ao gelo, o animal conserva as suas partes moles, dando-nos infromações precisas sobre ele. Neste tipo de processo, o animal fica conservado, apresentando algumas alterações mínimas em sua composição.

MOLDAGEM: A moldagem é um modo indireto de preservação de fósseis. Nesse caso, indireto significa que a composição química da matéria orgânica não se modifica. Ao invés disso, ela é contida em uma substância que produz uma impressão dela. Exemplos comuns incluem moldes de folhas de samambaia e de conchas de caracóis.

turritela

molde interno (Turritela – gastrópode)
fonte: http://www.colegiovascodagama.pt/ciencias3c/images/turritela.jpg

MARCA OU IMPRESSÃO: Ocorre a conservação de vestígios dos seres vivos, como: pegadas, marcas de folhas etc; A figura abaixo mostra a impressão de folhas num xisto a que se juntou, e folhas reais da mesma espécies para a comparação.

Fontes:

 http://www.ufrgs.br/paleodigital/Fossilizacao.html

http://www.colegiovascodagama.pt/ciencias3c/oitavo/fossilizacao.html

http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1048&sid=129#PTSEC-GEO

4 thoughts on “Processos de Fossilização

  1. Pingback: Trabalho – Questionário sobre Paleontologia, Arqueologia e Mineralogia (7º ano) | Escola de Ciências

Leave a comment